sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Donas do lar

Por Jéssica Rayanne.

Depois de décadas de lutas pelo direito de igualdade, as mulheres se mostram cada vez mais competentes e dignas desses titulo. Isso não só é mostrado no mercado de trabalho, muitas vezes substituindo o sexo masculino em algumas áreas, mas se tornando "donas do lar". Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 37% do total de famílias no Brasil são chefiadas por mulheres. Com isso, fica clara a importância delas para a sociedade e para as famílias do país.

Segundo o Jornal  Hoje, o homem ainda esta na frente com 61,3%, mas, em dez anos, cresceu muito o número de mulheres que assumem o papel de chefes do lar. São viúvas, divorciadas, mães solteiras, que trabalham muito para criarem os filhos sozinhas.

Não é fácil a rotina de trabalhar fora, estudar, cuidar da casa, e das crianças. Quase não sobra tempo para cuidar de si. Muitas mulheres trabalham em mais de um emprego para suprir a necessidade da família. As avós costumam ter um papel importante, ajudando a cuidar das crianças e da casa. Uma prova disso é a aposentada Bernadete Carvalho, que conhece bem as dificuldades da mulher que chefia um lar. Ela ficou viúva quando a filha tinha nove anos.

“Eu puxo a orelha mesmo. Quando tem que dar bronca eu dou, quando tem que botar de castigo, e correr atrás com escola e botar pra estudar. Eu faço com muita alegria, com muito prazer, agradecendo todo dia por isso, porque ele me concedeu essa graça de ter os meus netos”, conta.

Muitas jovens se tornam mães de rapazes que muitas vezes não querem assumir o compromisso de cuidar de uma criança, deixando-as "na mão". Assim, aumenta a necessidade de trabalhar fora para sustentar a criança, e também do estudo, visando um futuro melhor para o filho. Isso faz delas mulheres com grandes responsabilidades, apesar de ainda jovens.

O país esta mudando e, com ele, a sociedade. Devemos educar o país para que o crescimento dessa estatística seja positiva e benéfica para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário