sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Homofobia: Uma doença ou um simples preconceito?

Por Henrique Coutinho.

Com o passar dos anos, o mundo se vê a cada dia sofrendo com adaptações e mudanças bruscas, na sociedade. Mas, uma coisa que parece que nunca ter fim, é o preconceito. Após muitos anos de luta contra o racismo, nossa sociedade pós-escravidão, continua com uma mentalidade arcaica e preconceituosa, ou seja, pessoas não aceitam que muitas coisas devem “evoluir”. Mesmo que você não goste, ela estará ai. Quando dizemos “evolução”, queremos dizer que, irão acontecer coisas novas na sociedade, que concordaremos ou não. E seremos obrigados a aceitar as circunstâncias.

Um exemplo que vem, causando muita polêmica é a homossexualidade. Que é o fato de duas pessoas do mesmo sexo se relacionarem como um casal. Os homosexuais têm sofrido muito com pessoas que não compreendem as suas opções sexuais, e esses tipos de pessoas foram denominados homofóbicos. (Homofobia é o termo denominado para uma espécie de medo irracional diante  da homossexualidade ou da pessoa homossexual, colocando este em posição de inferioridade. Utilizando-se, muitas vezes de violência física e/ou verbal.


Após muitos protestos, carreatas, marchas nas ruas das cidades pelo Brasil, a Associação Brasileira de Lésbicas,Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) finalmente fora ouvidos. Em maio de 2011, o Supremo Tribunal Federal, reconheceu a legalidade na união estável entre pessoas do mesmo sexo no Brasil. Mas apesar dessa e de outras conquistas no campo dos direitos, a homossexualidade infelizmente ainda sofre com alto índice de preconceito. Devido a isso a comissão de juristas que discutem a reforma do Código Penal no Senado, aprovou a proposta que irá a partir de agora, ser tornar crime, o preconceito contra gays e transexuais. Agora, esta modalidade de preconceito estará sendo igualada ao racismo, isto é, imprescritível e inafiançável A pena prevista para todas as modalidades de crime vai de dois a cinco anos de prisão, e pode ser aumentada de um terço até a metade se for cometida contra criança ou adolescente.
Fontes: http://www.brasilescola.com/psicologia/homofobia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário