terça-feira, 9 de outubro de 2012

Os donos da mídia

Por Jéssica Rayanne e Henrique Coutinho.

Os meios de comunicação vêm crescendo cada vez mais no Brasil. Internet, televisão, rádio e jornais são usados para informar e gerar reflexões sobre nossa sociedade, resultando em pessoas com opinião e senso crítico. Mas, infelizmente, não é isso que acontece. Cada vez mais as mídias vêm sendo dominadas por quem tem alto poder aquisitivo, como líderes políticos e religiosos.
Dados do Ministério das Comunicações indicam a existência de um cadastro denominado “caixa-preta”, constando nomes de 56 deputados e senadores que são sócios ou têm parentes no comando de emissoras de rádio e televisão, que, na verdade, “controlam” o que vai ser dito, publicado e, muitas vezes, falado por esses veículos. Mostrando dessa forma apenas um lado da moeda.
Ao pensar nos meios de comunicação, deveríamos imaginar algo que tira as pessoas da alienação. Deveria mostrar todos os lados da noticia, não apenas o lado que lhe convém.
Paulo Bernardo, Ministro das Comunicações, disse que com essa divulgação ampla avançamos na transparência. Ele acredita que a sociedade poderá ajudar na fiscalização do setor. Resta saber se de fato a “fiscalização” vai acontecer e se a população vai realmente ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário